S2Publicom

NIC.BR > Releases

São Paulo, Tuesday, April 08, 2008

AES Eletropaulo Telecom conecta o NIC.br à Rede MetroSampa

Em fase final do projeto, entidade civil permitirá conexão entre instituições de ensino e possibilitará compartilhamento mais amplo do conhecimento

A Rede MetroSampa, nome dado à Rede Comep de São Paulo, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem o objetivo de interligar as instituições de educação, cultura e pesquisa na região metropolitana de São Paulo, acaba de ganhar mais um órgão conectado à sua rede de trocas de informações, em sua fase final de implementação. Dessa vez, a AES Eletropaulo Telecom – responsável pela implantação de toda infra-estrutura em fibra ótica – conectou o NIC.Br ao backbone da Rede MetroSampa, possibilitando que as vantagens deste projeto sejam estendidas aos seus participantes.

O backbone principal da Rede MetroSampa, composto de um anel óptico interligando importantes instituições como USP, UNIFESP, UNESP e INCOR, agora terá o NIC.Br como integrante. A infra-estrutura em fibra óptica disponibilizada pela AES Eletropaulo Telecom garantirá a redundância física necessária para obtenção de um elevado nível de disponibilidade da rede. Este nível de disponibilidade (SLA) é fundamental para uma rede de alta velocidade como a planejada pelo comitê gestor da Rede MetroSampa.

O NIC.br, que é uma entidade civil, sem fins lucrativos, foi criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Eles participam do projeto da Redecomep desde o início das discussões, em 2005, e vêem com grande valia sua conexão à rede, “a importância do projeto está na possibilidade de utilizar fibra óptica apagada, que possibilita ter taxas de transmissões elevadas crescentes pela simples substituição das interfaces dos equipamentos de rede. Com uma rede de alta velocidade, será possível desenvolver aplicativos que consomem grandes quantidades de banda, disponibilizá-las às instituições de educação, cultura e pesquisa na região metropolitana de São Paulo e também às redes participantes do projeto PTTMetro, como é feito no CP("Comercial Peering") da Internet 2 americana”, afirma Milton Kaoru Kashiwakura do NIC.br.

Sobre a AES Eletropaulo Telecom

A AES Eletropaulo Telecomunicações tem como foco a prestação de serviços para as operadoras de telecomunicações, o que a caracteriza como uma carrier’s carrier. Seu principal produto é o Acesso Local (Last Mile) por meio da Prestação de Serviços de Transporte de Telecomunicações, que podem variar na velocidade até 2,5 Gbps, nas tecnologias SDH e Metro Ethernet.

A empresa atua em 24 municípios na região metropolitana de São Paulo, área onde implantou uma das maiores redes de fibra óptica do País, com mais de 1,5 mil km de extensão, empregando tecnologia de ponta e utilizando o estado-da-arte em topologia de rede. Isto garante a prestação de serviços com nível mundial de qualidade e compatível com as mais rigorosas exigências do mercado.

A companhia foi eleita pela revista IstoÉ Dinheiro a melhor empresa de telecomunicações no Brasil em 2006 no critério “Gestão Financeira”.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (http://www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a imprensa – CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
PABX: (11) 3457-0200 / Fax: (11) 3457-0222